O QUE ESPERAR DA NUVEM?

Cloud Computing & Microsoft Azure

cloud-computing

Como a sensação do mercado, a computação nas nuvens é a expressão do momento. Empresas como Microsoft, IBM, Amazon, Google, HP e AT&T estão investindo fortemente nessa nova tendência e buscando formas de criar serviços e fornecer novos recursos que possam sem amplamente comercializados.

Existe uma grande demanda para a flexibilidade e dinamismo de acesso, onde as empresas não ficariam reféns de uma determinada estrutura física, tendo softwares e serviços sendo disponibilizados em qualquer lugar a qualquer hora. Este é um sonho para muitas empresas e é o que faz a computação na nuvem emergir com tanta força.

A Computação na Nuvem tem diversas vantagens que por sua vez abrem diversas oportunidades de negócio. É importante conhecer sua estrutura para o melhor aproveitamento da tecnologia.

AS VANTAGENS DA NUVEM

A computação na Nuvem nos garante:

  • Escalabilidade: Ajuste a capacidade alocada de processamento, disco, memória ou banda on-line;
  • Disponibilidade: O auto-gerenciamento do sistema, com prevenção de falhas e realocação automática do servidor entre os componentes da nuvem, afim de garantir uma utilização sempre disponível;
  • Performance: Os recursos contratados de processamento, disco, memória e banda são garantidos durante todo o tempo.

A Nuvem nos oferece uma Arquitetura Inteligente, permitindo o dimensionamento e configuração/reconfiguração de servidores de maneira simples e com muita agilidade, afim de reduzir drasticamente as interrupções de serviço e custos totais de operação. Suas aplicações são transferidas initerruptamente para serem processadas onde houver mais capacidade.

Uma outra vantagem deste modelo computacional é que ele não exige equipamentos super potentes na ponta para acessar as aplicações. Como a parte mais pesada do processamento é realizada na nuvem, o usuário final irá precisar apenas do browser e de uma boa conexão com a internet.

A Computação em Nuvem nos garante o crescimento contínuo para nossos projetos.

UMA TEMPESTADE NAS NUVENS!

Como já disse no artigo anterior (ENTRANDO NA NUVEM!), nem tudo são flores na cloud computing. Existem alguns aspectos e preocupações que devem ser levados em conta antes de optarmos por nos lançar na Nuvem!

Levando em conta tudo que já foi visto sobre a Computação em Nuvens, sempre há um receio de como se dá o armazenamento e o tráfego dessas informações, havendo o temor de que nossas informações mais vitais possam ser acessadas de maneira imprópria.

Um profundo conhecimento sobre como a nuvem é gerenciada e como as informações são mantidas são preocupações de grandes e pequenas empresas.

O acordo de nível de serviço(Service Level Agreement), é um ponto problemático. Com todas as aplicações dentro de uma “Nuvem” onde o cliente não sabe como seus dados são gerenciados, como garantir o serviço?

Alguns aplicativos necessitam de hardware especifico e determinadas aplicações como banco de dados podem ter problemas de latência quando inseridos na nuvem, tornando alguns serviços inviáveis.

Como as aplicações legadas serão migradas para a nuvem?

E como expandir serviços da computação nas nuvens em uma cultura onde estes serviços já estão consolidados?

Fica claro que devido ao grande acumulo de informações estas corporações serão visadas por pessoas mal intencionadas utiliznado-se de pestes virtuais para roubar informações ou apenas comprometer a qualidade da “Nuvem”.

Estas são algumas das perguntas que primeiramente assombram as empresas que optam por navegar na nuvem.

No próximo artigo(NA NUVEM COM O AZURE!) iremos iniciar os estudos de cloud computing com o Azure!

Um grande abraço e ótimo estudo!


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


3 minutes to read