Windows Azure dica rápida: RoleEnvironment.GetConfigurationSettingValue e o erro SEHException

Cloud Computing & Microsoft Azure & Microsoft Azure Storage

Hoje recebi um email com uma pegunta interessante de um desenvolvedor que utilizava o exemplo do post CloudStorageAccount e o método SetConfigurationSettingPublishere obteve um SEHException durante sua execução. Como este é um erro comum, resolvi fazer um post para esta resposta.

O Windows Azure SDK atualmente na versão 1.4 disponibiliza um ambiente para o desenvolvimento de aplicações na plataforma Azure. Este ambiente foi disponibilizado para que possamos localmente “emular” os recursos oferecidos na nuvem.

Dito isso é provável que antes de executar uma aplicação para o Azure, você decida iniciar o ambiente para emular nossa “nuvem local”. Provavelmente o resultado será este:

aa

Com nosso ambiente em pleno funcionamento, você decide iniciar sua aplicação e se depara com um SEHException em sua tela como na imagem abaixo:

bb

Este erro ocorre na chamada RoleEnvironment.GetConfigurationSettingValue dentro do arquivo Global.asax.cs, e se deve a um fato interessante:

Sua aplicação não está executando dentro do ambiente do Windows Azure Emulator…

cc

Mesmo tendo iniciado os serviços para emular o ambiente azure, o projeto que estava como Set as StartUp Project era o WebRole. A solução para este problema é muito simples:

  • Definir o projeto Windows Azure como inicial utilizando o Set as StartUp Project.

É claro que podemos(e devemos) utilizar estratégias para evitar este tipo de erro, mas vou abordar isto no próximo post.

Como já está no título este é apenas uma dica rápida!

Um grande abraço, ótimo estudo e até a próxima!


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


1 minutes to read