Modelos de Serviço na Nuvem: IaaS, PaaS e Saas

Cloud Computing

Modelos de Serviço

A computação na nuvem já é uma realidade e seu sucesso se dá devido a necessidade das corporações em atingir seus objetivos de negócio. Hoje tudo tem que ser para “ontem” e a tecnologia é a base deste cenário.

Além dos objetivos de negócio temos questões como diminuir custos e gerar lucro, baixar o custo de adoção para que um número maior de clientes possa adotar a solução e etc.

Fica bastante claro que devido a este imediatismo e vários outros “ismos” os serviços tecnológicos devem estar cada vez mais disponíveis, escaláveis, customizáveis, flexíveis e por ai a fora.

A melhor estratégia é disponibilizar estes serviços na nuvem.

Diferentes serviços servem a diferentes tipos de requisitos e irão atingir objetivos de negócio diferentes. Isto faz muito sentido e como temos diversas necessidades de negócio teremos os provedores de serviço oferecendo cada vez mais ofertas para estas necessidades.

Hoje os principais modelos de serviço disponibilizados no mercado são:

  • SaaS (Software as a Service);
  • PaaS (Platform as a Service);
  • IaaS (Infrastructure as a Service).

Explorando os Modelos de Serviço

Software como Serviço (SaaS) é baseado no conceito de alugar software de um determinado provedor em vez de comprá-lo como da maneira convencional (adquirindo um DVD do produto por exemplo). O software está hospedado em servidores de rede centralizada para fazer funcionalidade disponível pela web ou intranet. Também conhecido como “software sob demanda” é atualmente o mais popular tipo de computação em nuvem por causa de sua alta flexibilidade, serviços excelentes, maior escalabilidade e menos manutenção. SaaS é muito eficaz na redução dos custos de negócio, pois proporciona a empresa um acesso a aplicações com um custo normalmente muito mais barato do que uma taxa de inscrição e licenciamento que é possível devido à sua mensalidade modelo baseado em receita (pago pelo que consumo). Com o modelo SaaS não é preciso se ​​preocupar com a instalação ou upgrades.

Plataforma como Serviço (PaaS) oferece uma plataforma de desenvolvimento onde o software pode ser desenvolvido, testado e implantado, ou seja, o ciclo de vida de um software pode ser operado em um PaaS. Este modelo também fornece algum nível de apoio a criação da aplicação oferecendo um modelo mais rápido e rentável para o desenvolvimento de aplicativos. O provedor PaaS gerencia os upgrades, patches e manutenções de rotina.

Infraestrutura como Serviço (IaaS) é a entrega de infra-estrutura de computação como um serviço totalmente terceirizado. Se você necessita de máquinas virtuais, armazenamento em nuvem, componentes de infra-estrutura de rede, firewalls e serviços de configuração, IaaS é a resposta! As taxas de utilização são calculados por tempo de processamento, dados armazenados por quantidade, largura de banda consumida, infra-estrutura de rede usado por hora etc. O usuário pode comprar a infra-estrutura de acordo com as exigências em qualquer momento ao invés de comprar uma infra-estrutura que pode ficar ociosa por meses. IaaS também é chamado de Hardware as a Service (Haas). Uma infra-estrutura como uma oferta de serviço também oferece uma maior flexibilidade, porque qualquer coisa que pode ser virtualizada pode também ser executada nesta plataforma.

Quando optar por um SaaS?

Quando você quer focar no seu negócio em vez de desperdiçar seu tempo na substituição de peças quebradas de hardware, gerenciamento de infraestrutura de TI, e o mais crítico de todos eles - contratar e manter sua equipe de TI, etc

Quando optar por um PaaS?

Quando você quer se concentrar apenas no desenvolvimento da aplicação, sem se preocupar com todos os cuidados que envolvem a plataforma.

Quando optar por um IaaS?

Muito útil para empresas iniciantes que não sabem ou não tem mão de obra para manter sua própria infra-estrutura.


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


3 minutes to read