Windows Azure: Novidades de dezembro

Cloud Computing & Microsoft Azure

Windows AzureÚltimo mês do ano e já estamos na semana de natal. O ano está se findando mas as novidades não param. O mês de dezembro está cheio de novidades e melhorias para quem está trabalhando ou quer se manter informado sobre a plataforma Azure. Quem está acompanhando a evolução dos serviços na nuvem da plataforma de cloud computing da Microsoft desde o início, sabe que já tivemos uma grande evolução.

Algo que me chamou atenção foi o anuncio de Suporte ao desenvolvimento de apps Windows Azure em português por meio do telefone 0800 892 1044  também tendo a opção de contato pelo email wapteams@microsoft_pme.com. “Obrigado por entrar em contato com o grupo de soluções Windows Azure”. Foi com esta frase que fui saudado e tive pronto atendimento quando liguei para fazer o teste.

Estarei reproduzindo parte do post do Luciano Condé intitulado: Anúncio – Novidades Dezembro 2011–150 GB de SQL Azure, Novo sistema de Billing e outras que traz em resumo as novidades do Azure em dezembro. O post completo pode ser acessado aqui.

Facilidade de Uso:

  • Novo portal: A experiência Web é a primeira a ser vista por que contrata um serviço de computação em nuvem. Desde a semana passada, mudamos o nosso portal para um novo visual. Confira : www.windowsazure.com/pt-br
  • Oferta Trial livre de risco: Além da simplificação do processo para assinatura para 3 passos, ao assinar a Oferta Trial do Windows Azure, você poderá usar os serviços durante o período de 90 dias e atribuir um limite máximo de gasto. Mais controle e menos sustos na gestão da sua conta. O serviço de “billing cap” está disponível para as ofertas MSDN e Trial Offer.
  • Novos relatórios de consumo: Um dos pedidos mais recorrentes em vários feedbacks é melhorar o processo de controle de consumo dentro do Windows Azure. Com o novo sistema de billing agora é possível: mudar o plano de consumo de assinatura sem recriar uma nova assinatura, botão de cancelar a assinatura (não precisa mais ligar para o suporte) e visualizar minuto-a-minuto o seu consumo dos serviços do Windows Azure.
  • Alerta MSDN Subscription: Se o seu Windows Live ID estiver associado com uma MSDN Subcription, agora receberá alerta que pode ativar e usar o serviço de “billing cap” para controlar os seus custos
  • Novo portal de Gerenciamento do SQL Azure: Você sabia que você gerenciar os seus bancos do SQL Azure diretamente pelo portal? Com uma nova interface baseada em metro, agora você poderá acompanhar como está o seu banco, queries executando, consumo, plano de execução e outros recursos.
  • SQL Azure Federation: A técnica de “sharding” (particionar um banco de dados em múltiplos bancos integrados) é das maneiras mais elegantes para criar o efeito elástico. Com o SQL Azure Federation, você criar múltiplos bancos de dados operando como se fosse um.
  • Bancos de 150GB: Foi triplicado o tamanho máximo de um banco de dados do SQL Azure de 50GB para 150GB.

Interoperabilidade

  • Windows SDK para Node.Js: Estamos lançando o SDK para Node.Js. Este é mais um movimento de tornar o Windows Azure uma plataforma aberta para vários tipos de frameworks e linguagens open-source. O SDK contém bibliotecas para acessar Blobs, Tables e queues. Também inclue comandos PowerShell para desenvolver e fazer o deploy de aplicações Node.Js para Window Azure.
  • Bibliotecas no GitHub: O GitHub tem se mostrado como um dos importantes repositórios para códigos e tecnologias open-source. Desta maneira, nada mais que justo que disponibilizar os nossos SDKs para este repositório. Além do SDK para Node.Js, também encontra o SDK para .NET e Java, todos operando sob a licença open-source Apache 2.
  • Preview do suporte ao Apache Hadoop no Windows Azure: O movimento do BigData (grande quantidade de dados e não-necessariamente relacionais) já é uma realidade de várias empresas. O Apache Hadoop é uma implementação open-source do algoritmo map-reduce mais usada atualmente. Desta maneira, estamos iniciando um preview que permitirá a desenvolvedores realizaram a implementação dele dentro do Windows Azure. Neste preview (ainda fechado, mas se quiser participar entre no formulário) permitirá instalar o Hadoop no Azure em dias, novas bibliotecas Javascript e ODBC driver para acessar os dados via Excel e Powerpoint.
  • Atualização do plugin Eclipse/Java: Atualização do plugin do Windows Azure para o Eclipse/Java, adicionando novas funcionalidades. Assista este vídeo para uma pequena demonstração.
  • MongoDB no Azure: Para os fãs de NoSQL, através da parceria com a 10Gen e a comunidade MongoDB foi lançado um exemplo de deployment deMongoDB rodando no Windows Azure.
  • Solr/Lucene: Um dos pedidos recorrentes é o suporte a mecanismos de full-text, através do Solr/Lucene é possível realizar um deployment deste recursos usando as principais tecnologias que vem ganhando cena sobre search. Confirma o exemplo pronto no site Solr dentro do GitHub.
  • Memcached: Já tinha surgido na Internet alguns exemplos de deploy do Memcached no Azure, para facilitar lançamos um exemplo pronto para auxiliar a todos na adoção,

Novos valores

  • Redução do preço do Data Transfer: Com efeito imediato, estamos reduzindo os preços da Zona 1 (América do Norte e Europa) para USD 0,12/GB (antes era de USD 0,15/GB) e a Zona 2 (Ásia Pacífico) para USD 0,19/GB (antes era de USD 0,20/GB).
  • Limite do preço para grandes bancos de dados: Com a triplicação do tamanho de banco de dados (50GB para 150GB), gostaríamos de anunciar o limite fixo de USDD 499,95 por banco de dados. Isto significa que estamos usando o mesmo valor de um banco de dados 50GB (antes da mudança) para as empresas que consumirem um banco de dados 150 GB. Isto representa uma economia de 67% para as empresas que adotarem bancos grandes.
  • Simplificação do modelo para Service Bus e período gratuito: O Service Bus é um serviço de conexão de aplicações, baseado no feedback estamos simplificando o modelo de contratação para Relay Hours e Message Operations. Durante este período de transição o serviço Service Bus não será cobrado até o dia 01/abril/2012. Veja as alterações que ocorrerão:
    • Relay Hours: USD 0,10 por 100 horas
    • Message Operations: USD 0,01 para 10.000 messagens.

 

Um ótimo estudo a todos.

Arquitetura

Twitter: @vitormeriat
Microsoft MSP – Brasília
vitor.pereira@studentpartners.com.br
vitor.meriat@srnimbus.com


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


6 minutes to read