Listar nomes das tabelas do Windows Azure Storage Service

Cloud Computing & Microsoft Azure & Microsoft Azure Storage

Ai vai uma dica rápida para quem está trabalhando com Azure.

Hoje tive a necessidade de listar todas as minhas tabelas do serviço de armazenamento do Windows Azure. Eu tinha que listar os nomes de todas as tabelas do desenvolvimento local e das minhas contas de acesso na nuvem.  Com isso era preciso acessar e ler todas as tabelas modificando apenas meu Subscription ID. Considere esta necessidade quando você tem 100 ou mais tabelas penduradas no ATS (Azure Table Service) e ou várias contas no Azure

O código completo segue na imagem abaixo:

«««< HEAD

02

=======

02

fc19c35aaf9d0aae2c5a94f9ddc93deb1b95af77

Tudo é muito simples: Nas linhas 6 e 7 fazemos referência aos namespaces necessários para a utilização da API do Azure.

Na linha 18 informo a string de conexão ao serviço de armazenamento de tabelas do Azure. Neste caso estou utilizando uma string que aponta para o desenvolvimento local por meio do Storage Emulator. Para listar as tabelas de uma conta na nuvem, basta apenas informar a string conforme o modelo da linha 17 alterando os campos “MinhaConta” e “MinhaSenha” para os respectivos valores de sua Subscription.

O método ListaNomesTabelas (linha 30) retorna uma lista de strings e recebe como parâmetro a string de conexão. Na linha 32 criamos a conta de acesso ao CloudStorage e na linha 34 criamos o CloudTableClient que fornece o cliente para acesso ao serviço de tabelas.

Agora ficou fácil, depois que criamos o TableClient basta apenas chamar o método ListTables() (linha 37) que teremos a lista com os nomes das tabelas pesquisadas. Ai é só escrever as informações na tela.

«««< HEAD

03

O código deste exemplo pode ser baixado aqui!

 

=======

03

O código deste exemplo pode ser baixado aqui!

fc19c35aaf9d0aae2c5a94f9ddc93deb1b95af77

Um ótimo estudo a todos.


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


1 minutes to read