Dicas Azure: Cuidado com o deploying travado. Deployment at Busy or Initializing Status for long time

Cloud Computing & Microsoft Azure

O pessoal que está trabalhando ou estudando o Azure, provavelmente já esbarrou com este problema. Fazer um deploy da aplicação na nuvem e o mesmo ficar “eras” em estado de “Busy” ou “Initializing”, exatamente como na imagem abaixo:

01

Neste caso específico (e que havia ocorrido anteriormente comigo), meu arquivo ServiceConfiguration.cscfg que tem a diretiva DiagnosticsConnectionString estava apontando para o desenvolvimento local. Este é o comportamento esperado, o seu estado default.

02

 

O problema

Quando tentamos fazer um deploy da aplicação neste estado, estamos exigindo que o pacote inicialize a aplicação executando nosso Diagnostics para se conectar ao armazenamento local, o que não existe na nuvem. Como não é possível iniciar, o deploy se perde e fica preso em Busy / Initializing

 

A solução

Para evitar que isto ocorra, basta apenas adicionar a conta e senha de seu subscription no Azure, tal qual você faria para acessar seu storage na nuvem.

 

A dica

Por mais simples que possa parecer, erros como este consomem muito tempo. Por vezes ficamos esperando com cara de tacho por um deploy que insiste em travar, e geralmente o erro é nosso. Publicar na nuvem deve ser uma tarefa realizada com atenção e planejamento, até porque estamos falando de uma plataforma onde se paga o que se “usa”.

Antes de publicar se projeto, verifique se seus arquivos de configuração(ServiceConfiguration) e definição(ServiceDefinition) estão corretos. Se suas strings de conexão estão apontando para o lugar correto. São detalhes que podem te salvar de uma boa dor de cabeça…

 

Um ótimo estudo a todos.


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


1 minutes to read