Animações em ASCII

C#

1

ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange), referido em português como "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação". o Padrão ASCII tem extrema utilidade e isso já é bem sabido por nós programadores, no entanto, vou me ater a funcionalidade que mais me diverte: Animações em ASCII.

Vou apenas indicar alguns locais onde buscar referências e postar minha brincadeirinha…

Primeiro gostaria de justificar que tive um problema com internet, não estava em casa e sem um livro ou guitarra por perto então aproveitei para fazer alguma coisa interessante e divertida aproveitando minha parca bateria do note. Isso foi para a galera meus colegas “Developos” que não acreditaram que eu estava fazendo isso…

Bem, primeiro vai a primeira animação que vi e me incentivou a brincar com isso. É a famosa animação em ASCII baseado no Episode IV - A NEW HOPE.

Um lugar bacana para procurar personagens e inspiração para animações é no site ASCII Arte que pode ser acessado neste endereço: http://www.asciiarte.com/

O que eu fiz primeiro foi montar um framework para me auxiliar no desenho e animação. O primeiro ponto e determinar a quantidade de linhas e caracteres para formar um stage onde os cenários e personagens serão exibidos. Depois de alguns testes cheguei a conclusão que era melhor montar o stage com 25 linhas e 72 caracteres.

O segundo passo foi criar uma classe Filme como os seguintes métodos:

    • SubstituirLinha: Subistitui a linha do cenário principal pela linha indicada
    • Exibir: Aplica um tempo determinado antes de limpar o console e exibir as linhas
    • Legenda: Insere a legenda ao cenário atual
    • CenarioPrincipal: Cria o cenário principal com o desenho da cidade
    • CenarioVazio: Cria o cenário com as linhas vazias
O terceiro e último foi montar as animações. O exemplo pode ser visto no código fonte disponibilizado no fim do post. ## Dicas Monte um roteiro. Desenhe seus personagens, se possível aconcelho usar o Notepad++ pelos recusos de seleção e contagem de caracteres que facilitam o trabalho. Depois é só ficar de olho no tempo de troca para a animação ficar com cara de filme. Abaixo segue alguns prints da minha animação:

1

2

3

4

O código fonte pode ser baixado aqui!


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


2 minutes to read