Testes e mais testes... O porquê dos testes de software.

Agile & Gestão de Projetos & Testes

testes[1][1]Segundo o bom e velho dicionário, o teste é a “prova para verificar o bom funcionamento”. O teste de software é um processo para determinar a qualidade do software desenvolvido. É uma disciplina metodológica destinada a avaliar as informações relacionadas com a qualidade do produto, compreensão das características importantes e as vantagens de teste de software ajuda as empresas em seu dia-a-dia.

 

Qual o propósito dos testes?

Há dois propósitos fundamentais para se fazer testes: verificar as especificações e realizar o gestão de risco. Primeiro realizamos testes para verificar se tudo aquilo que foi especificado para um produto ou sistema se encontra como o pré-estabelecido. Se o desempenho está funcional, se a implementação obedece o que foi solicitado e afins. Depois entra o papel da gestão de risco. Tanto para os fabricantes quanto para os consumidores é importante ter a noção de que o produto em questão tem pouca ou nenhuma probabilidade (se isso for possível) de ocorrer um erro que impossibilite a utilização.

 

Verificar e validar

Verificar e validar um produto de software é um processo que visa determinar se o sistema satisfaz os seus objetivos pré-definidos. Este é um processo que se inicia cedo no ciclo de vida do desenvolvimento de software. Este é um processo fundamental que pode ser realizado pela própria equipe que fez o produto, porém é mais eficiente quando realizado por pessoas externas ao desenvolvimento.

 

Melhorar a qualidade

Os softwares que desenvolvemos são muitas vezes utilizadas em áreas críticas como diagnósticos médicos, controle de tráfego aéreo, missões espaciais ou pagamento de salário (kkk). Um bug em um destes aplicativos pode causar perdas irreparáveis. Melhorar a qualidade do seu software é de extrema importância pois ajuda a garantir que o software atende os padrões solicitados.

 

Melhorar a confiabilidade

Para termos um bom software é preciso que seus usuário tenham confiança nele. Não adianta muita coisa um software bonito que não serve aos propósitos. Um diagnóstico médico incorreto pode simplesmente significar a perda de vidas. Ao adquirir um produto o cliente quer ter segurança de que ele será útil. Os desenvolvedores de softwares precisam analisar muito a questão da confiabilidade de um programa para garantir a satisfação de quem o utiliza.

O quesito confiabilidade é um dos aspectos mais importantes na escolha de um produto. Quando o produto em questão é um software, a confiabilidade e segurança tem que ser ainda maior. Muitas vezes o cliente precisa ter a certeza da qualidade do software para poder adquiri-lo. Geralmente o consumidor espera utilizar um determinado programa e ele funcionar de forma esperada, sem ocorrer interrupções e falhas.

 

Usabilidade e Operabilidade

Um objetivo muito importante de teste de software é para provar que o software é útil e acessível. Os testes de usabilidade geralmente acontecem por um grupo de usuários seletos onde o uso é observado e estudado. Todos os aspectos são importantes quando se refere a interação dos usuários com o software. Observar a facilidade de uso, as dificuldades e problemas são registrados e analisados.

 

Evitar a continuação Bugs

O termo BUG provém do ano de 1945, quando foi encontrada uma mariposa num circuito do computador MARK II. Enfim, desde essa época é um dos termos mais detestados entre desenvolvedores e usuários. A maioria dos erros são normalmente introduzidos nos requisitos de software. Pode ser também definido como falha lógica de um programa, podendo causar discrepâncias nos resultados esperados, ou impossibilidade de realização de uma funcionalidade de um programa

Se os erros são detectados precocemente, elas podem ser impedidos de migrar para a próxima fase de desenvolvimento. Quanto antes detectar o erro, mais fácil fica sua depuração e isso pode poupar muitas horas desgastantes em busca de bugs.

 

Conclusão

Testes de software são uma parte integrante do desenvolvimento de softwares. A importância dos testes de software no ciclo de vida do desenvolvimento é melhorar a performance, consistência e outros fatores importantes. Ele tem um papel principal a desempenhar na depuração do erro. O teste é uma etapa que ajuda a saber a diferença entre o resultado real e o resultado esperado, isso pode ajudar a melhorar a qualidade de produto. Qualquer software que é produzido sem qualquer teste pode ser perigoso para seus usuários. No ciclo de vida de desenvolvimento de software, o teste é importante do ponto de vista técnico. É muito importante para testar o software e evitar situações perigosas. Confiabilidade no software é um fator importante e é determinado pelos testes. Com a ajuda de testes de desenvolvimento de software, todo o produto pode ser transformado em um produto forte e consistente.


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


4 minutes to read