Prioritária nas empresas, computação em nuvem traz novas questões para a TI

Cloud Computing

Nos últimos anos, a computação em nuvem se consolidou como uma das grandes tendências nas empresas. O Gartner divulgou uma sondagem com 2.000 CIOs e aponta que o cloud computing é a preocupação número 3 nas empresas.

A tecnologia é uma das principais tendências e coloca novas questões aos profissionais de TI. Não é preciso falar das vantagens de colocar ferramentas em nuvem. A questão é: o que acontece quando não se tem acesso à internet?

Cada vez mais a TI se coloca essa questão e está preocupada com a disponibilidade dos programas em modo off-line, com possibilidade de sincronização do aplicativo com a nuvem assim que o usuário acessar a rede. Isso porque, se a nuvem veio para garantir produtividade, uma eventual falta de acesso à internet (por exemplo, durante uma viagem) vai na contramão dessa ideia.

Sem acesso a Internet, o usuário fica impossibilitado de incluir novas informações nos sistemas da empresa, de faturar, de fazer a gestão de seus projetos, de atualizar cadastros, e assim, o que se ganha de produtividade de um lado, perde-se de outro.

Há diversos outros assuntos importantes ligados à disponibilidade off-line da ferramenta – e que devem estar na pauta das empresas. Por exemplo, como gerenciar a multiplicidade de equipamentos com os quais os usuários vão acessar o sistema?

Com a adoção cada vez mais importante de smartphones e tablets, a área de TI deve ter isso em mente ao implementar aplicações em nuvem – principalmente considerando os diferentes sistemas operacionais utilizados pelos devices móveis. Definitivamente são assuntos que permeiam as atividades da GroupCamp em 2013.

 

Este post é uma colaboração de Dickel SOORIAH, Co-fundador da GroupCamp.

BIO

Dickel SOORIAH tem 12 anos de experiência no mundo de TI e telecom. Formado em engenharia com mestrado em finanças e análise estratégica, ele foi responsável pelo desenvolvimento de negócios de operadoras de telecomunicações antes de se tornar chefe de consultoria empresarial na Netcentrex. Também foi diretor de estratégia da unidade de negócios IP da Comverse. Dickel agora acompanha start-ups na área de cloud computing e de tecnologias limpas.


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


2 minutes to read