Neste post vou apresentar como em 7 passos é possível instalar e utilizar o GitHub, uma ferramenta de Controle de Versão cada vez mais popular e que recentemente foi integrada ao Visual Stuio 2012 e ao próprio Team Foundation Server sendo uma das novidades mais comentadas dentro da plataforma de Application Lifecycle Management da Microsoft.
A plataforma TFS (Team Foundation Server) tem um controle de versão chamado internamente de Team Foundation Server Version Control (TFSVC). O que muda agora é que você terá toda a experiência do Visual Studio / Team Explorer / Work Itens / Scrum e poderá escolher qual o seu controle de versão (GIT / TFSVC).
Sendo assim vamos partir para a prática…
Antes de prosseguirmos segue uma dica: Descobri que comumente um repositório é apelidado de Repo na documentação do GitHub.
Passo 1. Download e instalação GitHub
Acesse a página do GitHub na seguinte URL: http://windows.github.com/
Logo após faça o download do arquivo de instalação, clique em Executar, e em seguida, Instalar. O processo de instalação pode demorar alguns minutos enquanto baixa os arquivos para instalação.
Passo 2. Conectando-se ao GitHub
Uma vez instalado, o aplicativo do GitHub irá iniciar solicitando o nome de usuário e senha para a conexão ao servidor. Caso você não tenha uma conta no GitHub é só clicar no link na parte inferior da tela e criar sua conta de forma gratuita.
Passo 3. Adicionando um Repositório
Depois de logar, o GitHub vai te perguntar se você deseja adicionar um repositório. Caso você já tenha repositórios criados através do site ou por linha de comando, você pode pular esta etapa e simplesmente baixar cópias locais (clones). Se esta é a primeira vez usando o GitHub, nomeie sua repo e clique em CREATE.
Passo 4. Repositório, localização e adição de arquivos
GitHub para Windows irá criar uma pasta para o seu repositório. Por default ele aponta para C:Users<YourUserName>GitHub<RepoName>. Sinta-se a vontade para trocar este caminho para um de sua escolha. Note que estou apontado meu repositório para um caminho no disco D:. Agora escreva em NAME o nome do repositório. Note que ele é automaticamente incluído no caminho apontado logo abaixo da descrição.
Você deve colocar o código dentro dessa pasta. Uma boa prática para criar um arquivo README contendo todas as instruções relevantes sobre o código a ser versionado.
Passo 5. Abrindo seu Repositório
Assim que você terminar de adicionar os arquivos na pasta do repositório, volte ao aplicativo do GitHub e clique no nome do repositório. Você verá dois ícones : O primeiro é um PC e te mostra que você tem uma cópia local do repositório em sua máquina, o segundo é uma SETA e indica que você terá que clicar no link para abrir o repositório.
Passo 6. Submeter suas alterações
Depois de abrir o repositório, você verá uma lista de arquivos a serem "commitados". Você deve escrever um título para o commit, e opcionalmente uma descrição. Quando estiver pronto, clique no botão Commit.
Passo 7. Publicando seu Commit
Para publicar seu commit no GitHub você clicar no link Publish no topo do aplicativo. Pronto! Agora você já enviou o seu primeiro commit ao GitHub!
Você também vai notar agora que o botão de publicar as alterações para "In Sync" (em sincronia) para confirmar que o repositório está atualizado em sua máquina local e no GitHub.
Conclusão
É muito fácil trabalhar com o GitHub, há vários outros recursos que pretendo abordar em futuros posts. Caso você se interesse recomendo o seguinte site como referência: https://help.github.com/