Trabalhando com o GitHub em 7 passos

Agile & ALM

Neste post vou apresentar como em 7 passos é possível instalar e utilizar o GitHub, uma ferramenta de Controle de Versão cada vez mais popular e que recentemente foi integrada ao Visual Stuio 2012 e ao próprio Team Foundation Server sendo uma das novidades mais comentadas dentro da plataforma de  Application Lifecycle Management da Microsoft.

collabocats

A plataforma TFS (Team Foundation Server) tem um controle de versão chamado internamente de Team Foundation Server Version Control (TFSVC). O que muda agora é que você terá toda a experiência do Visual Studio / Team Explorer / Work Itens / Scrum e poderá escolher qual o seu controle de versão (GIT / TFSVC).

Sendo assim vamos partir para a prática…

Antes de prosseguirmos segue uma dica: Descobri que comumente um repositório é apelidado de Repo na documentação do GitHub.

 

Passo 1. Download e instalação GitHub

Acesse a página do GitHub na seguinte URL: http://windows.github.com/

Logo após faça o download do arquivo de instalação, clique em Executar, e em seguida, Instalar. O processo de instalação pode demorar alguns minutos enquanto baixa os arquivos para instalação.

1.0

1.1

 

Passo 2. Conectando-se ao GitHub

Uma vez instalado, o aplicativo do GitHub irá iniciar solicitando o nome de usuário e senha para a conexão ao servidor. Caso você não tenha uma conta no GitHub é só clicar no link na parte inferior da tela e criar sua conta de forma gratuita.

2

 

Passo 3. Adicionando um Repositório

Depois de logar, o GitHub vai te perguntar se você deseja adicionar um repositório. Caso você já tenha repositórios criados através do site ou por linha de comando, você pode pular esta etapa e simplesmente baixar cópias locais (clones). Se esta é a primeira vez usando o GitHub, nomeie sua repo e clique em CREATE.

3

 

Passo 4. Repositório, localização e adição de arquivos

GitHub para Windows irá criar uma pasta para o seu repositório. Por default ele aponta para C:Users<YourUserName>GitHub<RepoName>. Sinta-se a vontade para trocar este caminho para um de sua escolha. Note que estou apontado meu repositório para um caminho no disco D:. Agora escreva em NAME o nome do repositório. Note que ele é automaticamente incluído no caminho apontado logo abaixo da descrição.

Você deve colocar o código dentro dessa pasta. Uma boa prática para criar um arquivo README contendo todas as instruções relevantes sobre o código a ser versionado.

4

 

Passo 5. Abrindo seu Repositório

Assim que você terminar de adicionar os arquivos na pasta do repositório, volte ao aplicativo do GitHub e clique no nome do repositório. Você verá dois ícones : O primeiro é um PC e te mostra que você tem uma cópia local do repositório em sua máquina, o segundo é uma SETA e indica que você terá que clicar no link para abrir o repositório.

4

 

Passo 6. Submeter suas alterações

Depois de abrir o repositório, você verá uma lista de arquivos a serem "commitados". Você deve escrever um título para o commit, e opcionalmente uma descrição. Quando estiver pronto, clique no botão Commit.

6

 

Passo 7. Publicando seu Commit

Para publicar seu commit no GitHub você clicar no link Publish no topo do aplicativo. Pronto! Agora você já enviou o seu primeiro commit ao GitHub!

Você também vai notar agora que o botão de publicar as alterações para "In Sync" (em sincronia) para confirmar que o repositório está atualizado em sua máquina local e no GitHub.

7.1

7.2

 

Conclusão

É muito fácil trabalhar com o GitHub, há vários outros recursos que pretendo abordar em futuros posts. Caso você se interesse recomendo o seguinte site como referência: https://help.github.com/

 

Até mais e bom estudo a todos!


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


3 minutes to read