Windows Azure Service Dashboard e a saúde dos serviços na nuvem

Cloud Computing & Microsoft Azure

dsÉ desnecessário dizer que quando hospedamos serviços na Cloud Computing, mesmo com todas as garantias e SLA ainda temos aquela sensação estrenha de que algo esteja errado. Não pela cloud, mas pelos anos em que como adminstradores de nossos recursos tivemos que ficar sempre a espreita, temendo que algo desse errado e nossos serviços ficassem indisponíveis. Se você é do tipo que não consegue se ver longe desta emoção, recomendo o Windows Azure Service Dashboard.

Como você sabe, a Microsoft está constantemente melhorando o Windows Azure, fornecendo recursos e funções para espelhar a experiênia do ambiente on-premise. Com o Windows Azure Service Dashboard a Microsoft oferece uma excelente maneira para saber sobre a saúde e disponilibilidade dos serviços do Windows Azure.

Este painel oferece uma visão geral tanto para os profissionais de TI como para os usuários finais, a fim de verificar o estado de saúdo dos serviços no Windows Azure. O painel pode ser separado pelos datacenters e ter cada um dos serviços monitorados via feed RSS. O portal é como na imagem abaixo:

Windows Azure Status  Service Dashboard   Technical Support

Caso haja algum problema, como uma queda de energia, um serviço indisponível ou uma invasão zumbi aos datacenters, o ícone vai apresentar o status correspondente. Ai é só passar o mouse sobre para obter as informações necessárias.

outage

Além disto é possível espandi e analizar os detalhes do serviço:

Windows Azure Status  Painel Serviço   Suporte Técnico


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


1 minutes to read