Microsoft Azure e o Visual Studio Online

Cloud Computing & Microsoft Azure

Olá pessoal. Neste post vou abordar sobre o novo recurso disponível em integração com o Microsoft Azure. Estou falando aqui da possibilidade de interagir o seu Visual Studio Online (VSO) com o Azure Active Directory (AAD) utilizando novas contas de maneira simples e rápida.

Para facilitar o post vou utilizar a seguinte nomenclatura:

    • VSO – Visual Studio Online
    • AAD – Azure Active Directory

Como o anunciado por Brian Harry (Product Unit Manager for Team Foundation Server), uma das maiores solicitações dos usuários do VSO é a autenticação federada. E qual o motivo disso?

Primeiro as inúmeras solicitações para se utilizar contas corporativas e não só o famoso Live ID. Outro ponto é que anteriormente só era possível ter a correspondência entre o VSO e uma única conta do Microsoft Azure. Isso se aplica muito bem caso seu cenário seja de trabalhar apenas com projetos próprios, já se houver a necessidade de interagir com outras contas (empresariais, clientes e afins), você ficava limitado.

capa

É importante falar que este recurso se aplica as contas novas após o lançamento deste recuso, porém, como o anunciado por Brian Harry, nos próximos sprints já será possível adicionar contas já existentes.

Important: Unfortunately, we do not yet support linking an existing VS Online account to AAD, and therefore there's no way to use your AD credentials to log into an account you've already created.

Seguindo no que temos hoje, é possível de maneira muito simples criar uma nova conta do VSO já vinculando a mesma do Microsoft Azure.

Para isso basta simplesmente logoar no portal e acessar a área do VISUAL STUDIO ONLINE no painel da esquerda como na imagem abaixo. Você pode utilizar o link caso ainda não tenha uma conta vinculada ou com este serviço selecionado clicar em + NEW no canto esquerdo inferior.

04

 

Agora temos duas opções, criar uma nova conta ou vincular uma conta existente.  Neste exemplo eu já possuo uma conta e estou criando uma do zero. Aqui eu já tenho a opção de definir se quero ou não vincular minha conta ao meu AAD.

Em outras palavras em minutos estou subindo um TFS e já vou ter a possíbilidade de trabalhar com contas corporativas em um cenário mais comun ao das grandes empresas.

05

 

Note que  agora na opção para linkar uma conta existente, ele exibe o meu VSO padrão que já está associado ao LIVE ID. Como já citei anteriormente o recurso para vinculação ao AAD só é possível para novas contas criadas apartir do lançamento do VSO. Sendo assim para minha conta padrão não consigo (por hora) utilizar este recurso.

06

 

No fim deste exemplo, é só entrar no portal do VSO para ver as contas listadas ao seu LIVE ID. No meu caso, a conta meriat foi criada via portal do Microsoft Azure e já está viculada ao meu AAD.

07

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


3 minutes to read