Cloud Computing–Como entrar no mercado de trabalho

Cloud Computing

Recentemente durante um evento me fizeram uma pergunta que penso ser pertinente compartilhar neste post. A questão era o que fazer para conseguir o primeiro emprego ou entrar no mercado de trabalho de Cloud Computing.

employers

Para ilustrar estou utilizando o gráfico acima que mostra as 15 empresas que mais estão demandando profissionais de Cloud Computing hoje (clique na imagem para ampliar). Este é um dado da Forbes e segue nas referências ao final do post.


1º Dominar uma tecnologia

Este gráfico ilustra o primeiro passo para trabalhar “nas nuvens”… dominar a tecnologia de um dos grandes players de mercado como o Microsoft Azure, Amazon Web Services, Salesforce, OpenStack entre outros.

Isso em parte se dá por que as grandes empresas tendem a escolher uma determinada tecnologia ou plataforma de nuvem, não apenas como uma alternativa mais barata e viável de “hospedar servidores”, mas como plataforma para consumo e desenvolvimento de serviços.

Neste ponto dominar uma tecnologia de nuvem te credencia a entregar soluções baseadas em nuvem, utilizando todos os benefícios que a Cloud Computing oferece.

 

2º Certificações

Mesmo que você conheça ou até domine uma tecnologia de nuvem como o Microsoft Azure ou a OpenStack, o mercado está cada vez mais seletivo e exigindo garantias antes de contratar um profissional de Cloud Computing. Um ótimo caminho para atestar seus conhecimentos em Cloud Computing é através das certificações.

Seguindo nesta linha você pode ir por dois caminhos: Certificações de conceito, tecnologia e arquitetura geral ou certificações de tecnologias específicas.

Hoje as certificações de introdução a Cloud Computing mais reconhecidas no mercado são:

Estas certificações atendem diversos níveis e são de foco geral, garantindo que você possui conhecimentos dos conceitos, história, tecnologias, arquitetura e como transformar isso em valor agregado ao negócio.

Também existem algumas certificações de nível mais elevado, própria para os que já estão no mercado e querem comprovar a excelência do seu trabalho, como a CCSK, porém este não é o foco deste post.

Apontando para as tecnologias indico que você construa uma carreira em torno de plataformas de nuvem que oferecem suporte ao desenvolvimento de soluções. Cada vez mais fica claro que as empresas tem caminhado para a adoção de uma tecnologia de Cloud que seja familiar, possua a menor curva de aprendizado e adaptações em relação as tecnologias on-premisses já utilizadas.

 

3º Conheça sua carreira

Especialistas em cloud computing atuam de forma proativa na análise dos indicadores do ambiente computacional, evolução da infraestrutura e otimização do uso destes recursos, com o objetivo de assegurar que as soluções em nuvem operem de acordo com as expectativas dos clientes e usuários em relação ao desempenho, disponibilidade e segurança. 

A rotina de trabalho é semelhante a outros profissionais de TI, mas estes especialistas devem sempre reservar uma parte do seu tempo para manter o foco na busca de novidades e inovações tecnológicas. 

A formação é contínua. Os especialistas em computação em nuvem podem vir de diversas áreas, como Estatística, Computação e Matemática. PhDs de diferentes áreas estão trabalhando nesta área, por sua experiência com pesquisa e análise de dados. Cursos especializados, eventos e workshops são bons pontos de partida para se conhecer esse mercado e as novas tecnologias.

 

Referências

http://www.forbes.com/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-profissoes-do-e-com-futuro-segundo-especialistas?p=18#18

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


3 minutes to read