Services now–Criando e testando um WCF Service Web Role em um Cloud Service

Microsoft Azure & Services & WCF

capaWCF1

Esta é a continuação do post anterior: Criando e testando um WCF Service Web Role On-Premise. Neste post vamos utilizar o serviço WCF criado anteriormente, para realizar a publicação do mesmo na nuvem, hospedado e um Cloud Service no Microsoft Azure.

Estou levando em conta que você já executou os passos do post anterior ou que já tem um serviço WFC já criado.

Sendo assim vamos ao deploy da aplicação. Clique com o botão direito sobre o projeto do Coud Service (no caso do exemplo o projeto WindowsAzureWCF), e selecione a opção Publish…

artgo1

Agora estou levando em conta que você já tem uma subscription ativa do Microsoft Azure. Caso contrário acesse esse link. Na tela que segue, logo após selecionar a subscription correta, teremos a exibição da tela para a criação do Cloud Service onde o serviço será hospedado. Informe o nome do serviço e a Região (Datacenter) onde o mesmo será hospedado.

artgo2

Após prover estas informações é só esperar a criação do Cloud Service. Quando criado teremos a tela abaixo:

artgo3

Agora clique em Publish e aguarde o final do processo. Você pode acompanhar o status do deploy no próprio Visual Studio:

artgo4

Ao final teremos o status de Completed e a URL onde o serviço está exposto.

artgo5

Simples não é? Agora só falta testar o nosso serviço. Notem que conseguimos acessar a URL exatamente como fizemos on-premisse, porém utilizando endereço do Cloud Service.

artgo6

Agora nosso serviço já está hospedado na nuvem. Vamos para o console de teste que criamos no post anterior. A única coisa que  precisamos alterar é o endpoint de acesso ao serviço. Como no post anterior o teste foi local, ainda estamos apontando para um address http://127.0.0.1:4318/Service1.svc. Agora só precisamos alterar este valor em nosso App.config incluindo a URL recém criada, como no exemplo abaixo:

artgo7

Agora execute a aplicação… o resultado vai ser o mesmo!

artgo8

 

Pronto, já criamos nosso WCF Service Web Role, testamos o serviço localmente rodando tudo on-premisse utilizando a estrutura do Computer Emulator, publicamos no Microsoft Azure e consumimos o serviço rodando na nuvem. Esta é apenas uma dica, nos próximos posts vou abordar este assunto com mais propriedade.

 

O código fonte deste exemplo pode ser baixado CLICANDO AQUI...

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


2 minutes to read