Microsoft Azure BizTalk Services–Criando seu primeiro serviço BizTalk

BizTalk & Enterprise Integration

Este artigo é dedicado a inicialização ao Microsoft Azure Biztalk Services. A ideia é criar um serviço do Biztalk PaaS, instalar o SDK na máquina de desenvolvimento e criar um projeto utilizando o Visual Studio.

CAPA01

A primeira motivação para a criação deste artigo foi a quantidade de erros que tive de solucionar em conjunto com a falta de material atual sobre o assunto (e em português nem se fala). Neste artigo minha intenção é fornecer um guia completo para se iniciar no Azure BizTalk Services abrangendo tanto a criação do serviço no Portal do Azure, quanto a configuração e instalação do SDK para o desenvolvimento.

Vale notar que estamos falando do Azure BizTalk Services que é uma solução PaaS.

Se você não estiver familiarizado com o conceito de PaaS, sugiro a leitura do seguinte artigo: Modelos de Serviço na Nuvem: IaaS, PaaS e Saas.

Também vou dividir este post em duas partes: A criação do serviço e a instalação do SDK.

Agenda

  1. Pré-requisitos
    1. Subscription ativa no Azure
    2. Dependências no Azure
    3. Dependências On-premisse
  2. Provisionando o serviço
    1. Criando o Banco de Dados
    2. Criando uma Conta de Armazenamento   
    3. Criando o MABS (Microsoft Azure BizTalk Services)
    4. Obtendo o Controle de Acesso
    5. Configurando o Azure BizTalk Services Portal
  3. Configurando o ambiente de desenvolvimento
    1. Instalando o certificado
    2. Criando um certificado para o BizTalk Adapter Service
    3. Instalando o Azure SDK BizTalk Services
    4. Instalando o BizTalk Adapter Service (BAS)
  4. Configurando o BizTalk Adapter Service
  5. Considerações
  6. Referências

Nesta parte vou cobrir os pontos 1 e 2 da agenda.

 

1 - Pré-requisitos

Subscription ativa no Azure

Primeiro você vai precisar de uma conta ativa no Microsoft Azure. Se você não tiver uma conta, será possível criar uma conta de avaliação gratuita em questão de minutos. Consulte o post Avaliação gratuita do Azure.

 

Dependências no Azure

Para a criação do BizTalk Services será necessário primeiro dispor de alguns recursos criados no próprio Microsoft Azure. Você vai precisar criar:

  • SQL DataBase - Necessário para a gravação dos dados de Tracking. Armazena as tabelas, exibições e os procedimentos armazenados usados pelo Serviço do BizTalk, incluindo os dados de Acompanhamento. Quando você cria um serviço do BizTalk, você pode usar um Servidor SQL do Azure existente, Banco de dados SQL do Azure, ou criar automaticamente um Servidor ou Banco de dados novo. A escala do Banco de dados SQL é configurada automaticamente. Tipicamente a escala padrão é suficiente para um Serviço BizTalk. Uma dica importante em relação a este ponto é que por questões de performance você deve criar o seu Banco de Dados na mesma Região (DataCenter) em que você pretende criar o BizTalk Service;
  • Storage - Necessário para o acesso às tabelas, aos blobs e às filas usadas pelos Serviços do BizTalk para fazer o seguinte: Arquivos de log que monitoram o Serviço do BizTalk. A saída do monitoramento também é exibida na guia Monitoramento no Portal de Gerenciamento do Azure;
  • Access Control - É criado um Namespace para o controle de acesso, que será utilizado pelo Visual Studio para realizar o deploy do serviço no BizTalk.

 

Dependências On-premisse

  • Visual Studio 2012 - Pois é... o SDK ainda não tem suporte para o VS2013 :(
  • SQL Server - Pode ser a versão Express, contanto que nas versões 2008 ou superiores
  • .Net Framework 3.5.1 e 4.5
  • IIS - Internet Information Services
  • Windows PowerShell 3.0 ou superior

2 - Provisionando o serviço

Neste ponto, vamos a criação do serviço cumprindo primeiro as exigências postadas de pré-requisito. Vale notar que para a criação do serviço você deve primeiro provisionar todo o seu storage na mesma região (Datacenter). Neste exemplo eu estou utilizando a região Brazil South.

 

Criando um Storage

É tão simples quanto acessar a aba de STORAGE e clicar em +NEW no canto inferior esquerdo. Depois é só definir a URL (que deve ser única), o  LOCATION e a SUBSCRIPTION que serão as mesmas nos outros passos.

createstorage

 

Criando um SQL Database

Em relação ao banco de dados temos uma série de opções a serem consideradas. No caso deste post eu estou utilizando uma versão WEB  com MAX SIZE de 100MB. Isso porque a criação deste ambiente é apenas para demonstração.

createdatabase

Como o BizTalk Services não é um serviço que possa ser considerado dos mais baratos, faz sentido economizar ao máximo durante os testes.

Outro ponto importante: Caso você queira consultar seu banco, lembre que o serviço do Banco de dados SQL do Microsoft Azure está disponível somente com a porta TCP 1433. Para acessar um banco de dados do Banco de dados SQL do Azure em seu computador, verifique se o firewall permite a comunicação TCP de saída na porta TCP 1433.

 

Criando  o Serviço

Agora chegamos ao serviço em si. Essa será a tela que você vai ver se não houver nenhum serviço já criado. Para a criação do serviço, acesse a aba BIZTALK SERVICES e clique em +NEW no canto inferior esquerdo  da tela.

bz01

Na tela que se segue devemos preencher as informações necessárias ao serviço.

  • BIZTALK SERVICE NAME: Informe um nome para o serviço. Lembre-se que estamos falando de uma URI, que deve ser um valor único. De qualquer maneira, o valor será validado.
  • EDITION: Aqui selecionamos qual implementação será feita. Neste exemplo vou utilizar a edição Developer. Para mais informações vide a sessão referências.
  • REGION: Aqui estamos falando do Datacenter onde a solução será hospedada.
  • SUBSCRIPTION: Aponta para qual conta o serviço deve ser criado.
  • DOMAIN URL: É possível definir um domínio personalizado. Para mais informações vide a sessão referências.

bz02

O próximo passo será informar as contas de armazenamento e banco de dados que criamos anteriormente. Caso você ainda não tenha feito isso, é possível realizar tanto a criação do Banco de Dados, quanto do Storage neste Wizard. Contudo um novo passo será adicionado.

Levando em conta que você está seguindo exatamente como neste post, informe os dados e passe para o próximo passo.

bz03

Confirmando todas as informações, o que se segue será o provisionamento do ambiente. Este processo é demorado, algo em torno de 20 a 30 minutos.

bz04

Depois de jogar um pouquinho, o portal do Microsoft Azure vai exibir o status de criado. Notem que existem algumas informações preciosas…

bz05

Assim que o serviço estiver devidamente provisionado, será gerado também um certificado auto assinado e um controle de acesso.

Quando criamos um Serviço do BizTalk do Azure, também é criada uma URL HTTPS constituída com o nome do seu Serviço BizTalk. Esta URL é configurada automaticamente para usar um certificado auto-assinado, funcional apenas para desenvolvimento. Quando falamos de ambiente de produção, é necessário um certificado SSL privado.

 

Obtendo as Credenciais de Acesso

Access Control

A ideia ao se criar um serviço PaaS do BizTalk, é conseguir a capacidade de integração com nosso ambiente local para o desenvolvimento. Para isso é necessário obter as credenciais para isso. Sendo assim, com o serviço selecionado, clique em CONNECTION INFORMATION na barra inferior como o indicado na imagem abaixo:

bz06

Ao clicar será exibido a tela com as informações de credencial relativas a sua conta. Estes valores vão nos permitir registrar e configurar o portal do nosso serviço.

bz07

A identidade do serviço do Controle de Acesso é um conjunto de credenciais que permitem que aplicativos ou clientes façam autenticação diretamente com o Controle de Acesso e recebam de retorno um token.

 

Configurando o Azure BizTalk Services Portal

O portal de serviços do Azure BizTalk oferece gestão a operações B2B (EDI), dos ativos criados (schemas, transforms) e integração com o BizTalk Server (on-premisse ou IaaS).

Para realizar o registro e configuração do serviço ao portal, selecione seu serviço e clique na opção MANAGE como o indicado na imagem abaixo:

bz08

Você vai notar que uma nova aba ou janela vai se abrir com o site do portal de gestão do seu serviço BizTalk PaaS no Azure. Agora é só informar as suas credencias e clicar em REGISTER para finalizar este passo.

bz09

Após registrado você terá acesso ao portal. Vou voltar neste passo em um próximo post, quando fizer o deploy de nossa aplicação.

bz010

 

Na próxima parte iremos cobrir os tópicos 3, 4, 5 e 6. Todos os ativos e referências estarão nos próximos posts.

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


8 minutes to read