Microsoft Azure BizTalk Services–Configurando o ambiente de desenvolvimento

BizTalk & Enterprise Integration & SOA

Esta é a continuação do artigo Microsoft Azure BizTalk Services–Criando seu primeiro serviço BizTalk. O que vimos anteriormente foi a criação do serviço, cobrindo os números 1 e 2 da agenda. Nesta parte vou concluir com as configurações do  ambiente de desenvolvimento completando o passo 3.

CAPA02

Agenda

  1. Pré-requisitos
    1. Subscription ativa no Azure
    2. Dependências no Azure
    3. Dependências On-premisse
  2. Provisionando o serviço
    1. Criando o Banco de Dados
    2. Criando uma Conta de Armazenamento   
    3. Criando o MABS (Microsoft Azure BizTalk Services)
    4. Obtendo o Controle de Acesso
    5. Configurando o Azure BizTalk Services Portal
  3. Configurando o ambiente de desenvolvimento
    1. Instalando o certificado
    2. Criando um certificado para o BizTalk Adapter Service
    3. Instalando o Azure SDK BizTalk Services
    4. Instalando o BizTalk Adapter Service (BAS)
  4. Configurando o BizTalk Adapter Service
  5. Considerações
  6. Referências


3 – Configurando o ambiente de desenvolvimento

Nesta parte vou abortar sobre a configuração do ambiente de desenvolvimento, bem com algumas dicas importantes que podem te poupar o tempo que eu gastei tentando realizar este mesmo procedimentos.

 

Instalando o certificado

Assim que criamos o serviço, é gerado um endpoint que será exatamente como o descrito abaixo, apenas substituindo o nome do serviço:

  •  <SeuBiztalkServiceName>.biztalk.windows.net

O que deve ser notado aqui é que para existir uma integração entre o serviço e os clientes, será necessário criar uma conexão segura.

certificatePara este exemplo vamos utilizar o certificado self-signed gerado pelo próprio Azure quando criamos o serviço.

Para isso vamos precisar fazer o download do certificado e realizar a instalação do mesmo na Raiz de Certificados Confiáveis em cada máquina que requerer conexão para o deploy do serviço Biztalk que estiver sendo trabalhado. Este procedimento vai permitir a máquina local aceitar as credenciais certificadas do servidor, e estabelecer a conexão SSL. O que é válido reforçar que aqui estamos falando de um exmplo. Para um serviço em produção é fortemente indicado que você utilize um certificado fornecido por uma entidade com certificate authority (CA).

Com o serviço Biztalk que criamos anteriormente selecionado, clique em Download SSL Certificate como na imagem abaixo:

bz011

Assim que o download do self-signed public certificate (.cer) terminar, acesse o Console de Gerenciamento Microsoft, que exibe algumas ferramentas administrativas criadas pela Microsoft e parceiros. Para isso pressione a tecla do logotipo do Windows e R. Na tela Executar ou Run apenas digite mmc e clique em OK.

bz012

Na próxima tela clique em File, Add/Remove Snap-in. O resultado será a próxima tela.

bz013

No próximo passo selecione a opção Computer account e logo após Local computer, uma vez que estamos instalando o certificado para o desenvolvimento na máquina local.

bz014

Agora navegue para a raiz da pasta Trusted Root Certification Authorities e importe o certificado que fizemos o download.

bz016

Agora nosso certificado já está instalado.

bz017

 

Instalando o Azure SDK BizTalk Services

Este SDK contém todos os ativos necessários para a criação de um projeto BizTalk no Visual Studio. Podemos separar os componentes do SDK em três grandes focos:

  • O Tempo de Execução – Gerencia a conectividade entre as aplicações On-Premise, Line-Of-Business e o Serviço BizTalk no Azure;
  • O Núcleo de desenvolvimento – Contém os ativos para desenvolver as aplicações em BizTalk, como os Templates para os projetos BizTalk no Visual Studio e os modelos de artefatos;
  • As Ferramentas – Onde estão incluídos os cmdlets do PowerShell para a gestão de componentes tanto no servidor quanto no ambiente de desenvolvimento.

 

Estou levando em conta que você já avaliou todas as dependências de ambiente que apontei na primeira parte. Sendo assim, primeiro verifique que você está mesmo rodando o .Net Framework 4.5. Para isso pressione a tecla do logotipo do Windows e R. Na tela Executar ou Run apenas digite o comando regedit. Navegue para ComputerHKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftNET Framework SetupNDPv4Client e verifique no registro Version, como na imagem abaixo:

bz019

Para verificar versão do seu PowerShell, execute o comando $PSVersionTable:

bz020

Com todos os requisitos supridos, faça o download do Microsoft Azure BizTalk Services SDK Setup. Fique atento para baixar somente a versão correspondente ao seu SO (23 ou 64 bits).

Não esqueça de executar como Administrador. Agora aceite os termos e clique em Avançar.

Na tela de Features, selecionamos os recursos que serão instalados. Para o ambiente de desenvolvimento vamos instalar todos os recursos.

bz021

A próxima tela, Summary, exibe tanto os componentes como o status da instalação.

bz022

Durante a instalação dos componentes, será iniciado o processo para a instalação do BizTalk Adapter Service (BAS).

bz023

 

Instalando o BizTalk Adapter Service (BAS)

O BizTalk Adapter Service, faz parte do recurso de comunicação que permite a integração entre o serviço na nuvem e o ambiente on-premise de desenvolvimento. Tendo isso mente, clique em Next. Aceite os termos de licença e novamente clique em Next.

bz024

Na próxima tela Management Service Application Pool, é onde fornecemos a conta de serviço que vai executar o IIS APPLICATION POOL do BAS. Para futura referência, o nome do pool é BizTalk Adapter AppPool.

Vale notar que essa conta deve ter função de Administrador na máquina local.

Como estamos utilizando uma máquina local, não é necessário informar o Domínio. Fora isso é só clicar em Next.

bz025

Na tela de Windows Azure BizTalk Services Deployment Details, devemos informar a URL da instância para o deploy. Você vai perceber que de fato só devemos substituir o campo <deployment name> pelo nome do nosso serviço.

bz026

Na tela de Management Service Site Binding, vamos utilizar o certificado que importamos para o IIS. Faremos isso pois em um ambiente coorporativo é necessário proteger nosso serviço e criptografar a comunicação HTTP estabelecendo uma comunicação segura. Lembre-se que para o ambiente de produção, devemos usar um certificado fornecido por uma autoridade de certificação confiável.

Especifique o número da porta em que o Web Service BizTalk Adapter será executado. Lembre que este serviço em questão está instalado no IIS em sua máquina local. Vou deixar o valor padrão que é 8080. Agora clique em Next até concluir a instalação.

bz027

Quando isso ocorrer, este instalador será fechado e veremos a tela abaixo.

bz028

Instalação concluída e como vemos abaixo o BizTalk Adapter AppPool foi criado com sucesso.

bz029

 

No próximo post finalizamos com a configuração do BAS, algumas considerações e as referências utilizadas na construção deste artigo.

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


6 minutes to read