Programando seu Arduino com Visual Studio

Arduino & IoT

Recentemente fui questionado sobre opções para se trabalhar com o Arduino no Visual Studio. Como acho esse um tema interessante (um tanto pelo interesse do público em IoT, um tanto por ser da comunidade Microsoft), resolvi condesar aqui as minhas dicas de como utilizar o Visual Studio para programar um Arduino.

vs e arduino

Temos aqui duas estratégias distintas: Node.js e o Arduino for Microsoft Visual Studio. Ambas utilizam a mesma base para a comunicação com o Arduino, sendo assim o primeiro passo é falar sobre o protocolo firmata.


Firmata

Firmata é um protocolo genérico que te permite a comunicação de um computador hospedeiro e um microcontrolador via software.

Basicamente, estamos falando de um firmware que estabelece um protocolo de comunicação via software, do seu computador para o Arduino. O objetivo é permitir que você consiga controlar todas as portas analógicas e digitais do seu Arduino, com o mesmo conectado no seu computador. Dito isso vamos as opções:

 

Node.js

A primeira opção é utilizar Node.js. Para isso, será necessário ter o Arduino Software (IDE), que é baixado diretamtne do site do Arduino, clicando AQUI!

Assim que você realizar a instalação da IDE, conecte seu arduino e acesse o código de exemplo do Firmata que está disponível em Examples > Firmata > StandartFirmata, como na imagem abaixo:

firmata

Assim que o Sketch carregar, basta fazer o Upload para o Arduino e pronto! Seu Arduino já está preparado para ser uma extenção do seu computador. Basta agora criar um novo projeto no Visual Studio utilizando o templeta do Node.js. Para isso é necessário ter instalado o Node.js Tools for Visual Studio.

 

Arduino for Microsoft Visual Studio

Este é um plugin pago. Por isto mesmo nunca havia me interessado em o utilizar, porém o que está disponível na versão free é o mesmo que conseguimos fazem com a IDE oficial do Arduino, porém com as facilidades que a IDE do Visual Studio nos traz.

visualstudio

Se você ainda não tiver o Visual Studio instalado, indico o uso do Visual Studio 2013 Community Edition, que é uma IDE muito completa e grátis.

Para baixar o plugin, basta acessar a página do Visual Micro e fazer o download. Todas as instruções de instalação e uso das duas opções estão no vídeo baixo:

 

Referências

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


2 minutes to read