TDC 2015 SP–Ciclo de vida de aplicões Universal Windows Platform

Comunidade & Modern APP & UWP

No dia 22 de julho de 2015 tivemos a trilha Universal Windows do TDC (The Developer’s Conference) 2015, edição São Paulo. Este ano tive o privilégio de palestrar sobre o cliclo de vida de aplicações UWP com Windows10, e como o prometido, segue o material utilizado na apresentação junto com as referências para quem quiser se aprofundar no assunto.

capatdc


Resumindo a apresentação

Ao iniciar, suspender e retomar seu aplicativo de forma adequada, você assegura que o cliente tenha a melhor experiência possível com seu aplicativo.

O primeiro passo é a instalação do aplicativo. Isso acontece de duas maneiras:

  1. Quando o usuário instala a aplicação via STORE;
  2. Quando fazemos uma instalação via Visual Studio, por meio de compilação, executando o aplicativo localmente durante o desenvolvimento ou teste.

Assim que instalar sua APP, ela vai estar originalmente em estado NotRunning. Este estado siginifica que o aplicativo está unicamente armazenado em DISCO.

Uma App pode estar no estado NotRunning caso:

  • Nunca tenha sido iniciada
  • Foi parada durante uma execução por erro
  • Foi suspensa

Para que uma APP possa entrar no modo Running, ela deve primeiro ser ativada/iniciada pelo usuário.

Uma APP ao ser iniciada, ou entrar no modo Running, exibe a tela incial ou a mais famosa: splash screen. Neste estado dizemos que a APP está em primeiro plano.

No momento em que a APP inicia, temos o disparo dos manipuladores de evento (event handlers) e as configurações de interface do usuário (UI).

Este momento é chamado de Activation. Aqui neste momento já podemos realizar algumas ações de configuração ou obtenção de dados, porém se alguma dessas ações demorar mais que segundos, você deve remover esta operação para outro momento, fora do Activation.

Uma estratégia para situações que envolvem operações de longa duração seria uma  tela inicial estendida.

Ao final do processo de Activation, a splash screen desaparece e a APP entre no estado de Running. Para que um aplicativo esteja rodando, ele deve ser ativado pelo usuário e seu estado anterior deve ser NotRunning.

 

Referências

 

Bons estudos e até a próxima pessoal  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


2 minutes to read