Hackathon Globo–Eu fui!

Comunidade & Hackathon

logo-header

Dias 05 e 06 de setembro de 2015. Essa foi a data de um dos eventos mais impressionantes que já participei, e posso dizer, um dos mais importantes também: O 1º Hackathon Globo, dentro da mundialmente e famosa casa do BBB!!!

all


Sobre a experiência

hackathon2Em 15 esta foi a primeira vez que a casa do BBB foi utilizada para algo fora do programa, onde foi permitido a entrada de não funcionários e onde houve liberdade total para fotos e filmagens. Para ter uma ideia a maioria dos funcionários da Globo com que eu conversei, jamais tiveram acesso a casa… ou seja… o Hackathon foi um evento de MUITO PRESTÍGIO!!!

Todo o evento foi especial, mas a magia da televisão se fez presente todo o tempo. Da recepção na sede da Globo, a apresentação e entrada nos portões do BBB. Andar nos carrinhos conhecendo o Projac, pegar o mapa para se situar em um lugar de proporções gigantes… para se ter uma ideia o Projac tem uma usina com capacidade de abastecimento para uma cidade com 80 mil pessoas!

Conhecer a casa do BBB por dentro foi um show a parte. Ver toda a estrutura de perto foi algo inesquecível. Foi a oportunidade de ver como a mágia acontece direto na fonte. Poder ouvir dos próprios especialistas sobre suas experiências e aventuras foi um aprendizado e tanto. Incrível como as vezes não temos noção do trabalho que algumas coisas geram…

equipe

Um ponto que tenho de deixar claro: Conhecer a equipe da Globo foi simplesmente fenomenal. Além de serem profissionais extremamente capacitados, em todo o tempo houve muita cooperação, incentivo e atenção de todos os mentores participantes. Poucas vez vi uma equipe tão empenhada em fazer acontecer. Quero deixar aqui meu agradecimento por toda esse equipe de azul, que ralou muito e foi extremamente solicita para tornar este 1º Hackathon, não apenas o maior, mas o melhor possível!

 

O Tema

Todos os participantes estavam focados em soluções inovadoras dentro do seguinte tema:

COMO A TECNOLOGIA PODE MUDAR A FORMA DE PRODUZIR E CONSUMIR CONTEÚDO?

Não é um tema simples, e o desafio é ainda maior quando você tem de propor novas ideias e inovação para uma empresa que é líder de mercado no assunto. Enfim, só a questão das ideias já foi um desafio e tanto…

 

O ambiente

Não tinha como ser mais propício… foi justamente a junção de uma galera altamente capacitada e motivada que deu início a beleza da história. Ai é só colocar todo mundo em um lugar top de linha e pronto… receita de sucesso…

WP_20150905_22_43_33_Raw</a>WP_20150906_03_51_44_Raw </p>

Comida a vontade, energético nem se fala… estrutura de primeira, apoio epecializado e muito coisa para aguçar a criatividade… simples assim :)

 

Grupo 3

Fabiano Monte, Luan Andrade, Matheus Portela, Daniel Bucketin e eu, Vitor Meriat. Esse foi o Grupo 3, que tive a honra de compor. Durante o pouco tempo de convivência conseguimos evoluir em um projeto que trouxe bastante desafio.

grupo3hack

Meu grupo foi excepcional. Além do lado técnico, toda a dedicação, cooperação e dinamicidade só me trouxeram mais certezas sobre o quanto a capacidade de entrega e sucesso nos projetos está relacionado ao foco, dedicação e boa convivência da equipe.

Tivemos um ótimo feedback da equipe interna da Globo, sem falar que a diversão e o aprendizado mútuo me fizeram admirar essa galera em apenas um dia! Valeu mesmo galera!!!

 

O Projeto

projeto

Nosso projeto foi apelidada de MAESTRO. A ideia foi baseada em uma necessidade real. Hoje um correspondente no exterior conta apenas com ele mesmo para realizar a filmagem de seus vídeos, o que muitas vezes é prejudicial já que não é possível gravar outros pontos focais.

Nosso projeto se concentrou em dar possibilidade a este repórter de controlar N câmeras usando apenas gestos, captados por um sensor (MYO) usado como se fosse uma pulseira.

Para conseguir concluir nosso projeto passamos por C, C++, Python, Node.js, Intel Edison, Raspberry Pi, Arduino fora as 3 tentativas de criação da nossa base na impressora 3D.

equipehack

hitech

O projeto foi super divertido e vale notar que toda a infra necessária foi fornecida. Fomos o único grupo que trabalhou com robótica. Além de um acervo compelto de componentes e sensores, tivemos o apoio de uma equipe eficiente e super profissional nos auxiliando o tempo inteiro… e olha que agente encheu essa galera!

 

No fim só posso dizer que esse hackathon foi um marco na minha vida. Todo o aprendizado, visibilidade, networking e amizades contruidas neste evento, já fazem parte de uma nova visão de vida…

final

 

Valeu Globo, valeu galera. Até a próxima  ;)


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


6 minutes to read