QCon SP 2016 - Medição da experiência real dos usuários com sensores e Machine Learning

Comunidade & IoT & Machine Learning

Fala pessoal, segue abaixo as informações sobre minha palestra na track de IoT da QCon São Paulo 2016. Agradeço a todos os participantes, e como prometido segue o PPT da apresentação e as referências utilizadas.

qconsp2016Nessa palestra vou explorar a experiência no uso de sensoriamento e outras técnicas de IoT e análise de dados, numa aplicação real de Caronas Compartilhadas. Os dados coletados incluem a rota dos carros, condições externas de clima e trânsito, que são cruzados com respostas a questionários e preferências pessoais.

​O uso de dispositivos nos veículos capturando dados forneceu uma visão clara sobre o que realmente acontecia nas caronas – e a análise dos dados com técnicas de machine learning permitiu reduzir distorções causadas por efeitos externos às caronas em si. Ao final, foi possível medir com maior precisão os múltiplos aspectos da experiência na utilização do serviço.

Vou apresentar nessa palestra técnicas de IoT e Inteligência Artificial foram fundamentais para melhorar a aplicação e a experiência dos usuários. Serão abordados os passos para construção da aplicação, sua arquitetura, utilização de sensores, cloud, analytics e aprendizado de máquina, assim como critérios de performance e custo computacional. Serão abordados também desafios enfrentados na comunicação entre os dispositivos utilizados nos veículos.

Abaixo segue o link da palestra para quem quiser saber mais detalhes. Corre que ainda dá tempo de participar.

Referências


Author's profile picture

Vitor is a computer scientist who is passionate about creating software that will positively change the world we live in.

MVP Azure - Cloud Architect - Data science enthusiast


1 minutes to read